Mini Ball da Kuma leva cultura ballroom ao Sou Manaus e celebra diversidade amazônica

Mini Ball da Kuma leva cultura ballroom ao Sou Manaus e celebra diversidade amazônica

No domingo 07/09, o Espaço Cultura Urbana, no centro histórico de Manaus, recebeu o Mini Ball, realizado pela Kuma Espaço de Criação, dentro da programação do Sou Manaus Passo a Paço 2025. O evento reuniu público e artistas da cena ballroom, transformando a cidade em uma grande passarela de celebração da diversidade.

A gestora e produtora Mariellen Kuma, pioneira da cena ballroom nacional desde 2019, destacou a importância do momento:

“Estar no Sou Manaus com a ballroom é um marco. Esses bailes são celebrações da vida e da diversidade, e agora também são reconhecidos como parte da cultura amazônica. É emocionante ocupar esse espaço e mostrar a força criativa da nossa comunidade.”

Para além das performances, o evento reforçou a potência da ballroom como movimento cultural, artístico e social que vem se consolidando na Amazônia.

A performer Isabel Venus, referência da Future Ballroom, ressaltou o impacto de ações como essa:

“A cena ballroom é feita por corpos dissidentes que resistem e criam. Estar aqui é mostrar que nossa cultura existe, pulsa e merece ser celebrada.”

Já a jurada Raiana Pinheiro lembrou que o ball também é um espaço de reconhecimento concreto:

“Além da representatividade simbólica, os prêmios fortalecem quem batalha diariamente e impulsionam mais pessoas a seguirem na cena.”

As categorias do Mini Ball dialogaram com a história e o imaginário amazônico, como Face – Bela e Poc, inspirada na Belle Époque, Runway – Ruas de ManausBest Dressed – Soft Encante e Vogue Performance – Onça Pintada. Os vencedores levaram prêmios em dinheiro e o reconhecimento da cena local.

O Mini Ball foi uma realização da Kuma Espaço de Criação em parceria com a Kiki House of Shaolin, reafirmando a força coletiva da comunidade ballroom manauara.


Próxima ação da Kuma

No dia 19 de setembro, a Kuma apresenta no Festival Olhar do Norte o documentário da cineasta Márcia Antonelli, que já circulou em festivais nacionais e internacionais como Close (AM), Lift-Off Global (UK), Quem Quer Queer (RJ) e Tela Preta (AM).

Share this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *